Famem quer pactuação para custeio de hospitais de 20 leitos

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlânio Xavier se reuniu nesta terça-feira (12) com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para tratar do fortalecimento da saúde dos municípios do Maranhão, tendo como pauta específica o custeio e a manutenção dos hospitais de 20 leitos.

Seguindo o exemplo dos estados do Ceará e da Bahia, onde criaram os consórcios públicos em saúde, a federação buscará junto aos prefeitos e ao governador Flávio Dino uma pactuação para efetivar os hospitais e garantir os recursos orçamentários para resolver o anseio dos 59 municípios que dispõem destas unidades.

Erlânio destacou que a luta em prol das unidades de saúde é uma das prioridades da sua gestão. “A garantia das políticas públicas, sobretudo, da saúde, é uma das nossas bandeiras de luta”, pontuou o prefeito.

O consórcio público será projetado para viabilizar a ação pública em rede que unirá e integrará entes autônomos na realização de atividades e projetos de interesse comum. Ele facilitará o planejamento local e regional em saúde; viabilizará o investimento financeiro integrado e contribuirá para a superação de desafios locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *