IFMA OFERECE 4,9 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS

Começa no dia 25 de novembro, o prazo de inscrição no processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Os interessados têm até o dia 10 de dezembro para se inscrever pela internet (http://www.ifma.edu.br/). A taxa custa 20 reais. Foram abertas 4.910 vagas em 18 unidades espalhadas pelo estado.
Existem quatro modalidades de curso: para quem concluiu o ensino fundamental (integrada); para quem concluiu o ensino médio (subsequente); para quem concluiu o primeiro ano do ensino médio (concomitante) e para aqueles que possuem 18 anos ou mais e concluíram o ensino fundamental (Proeja).
Cotas
De acordo com o edital, 20% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas. No Campus Maracanã, o curso integrado em Agropecuária terá 30% das vagas reservadas à alunos da Pedagogia da Alternância (egressos de casas familiares rurais, escolas agrícolas do campo, etc).
A inscrição será realizada em duas etapas. Na primeira, deve-se informar os dados pessoais (RG e CPF são exigidos), a modalidade de ensino (integrada, concomitante, subsequente e Proeja), a cidade em que deseja estudar e onde o candidato pretende fazer a prova. Na segunda etapa, é necessário confirmar os dois cursos que pretende concorrer (primeira e segunda opção), além de informar se entrará ou não no sistema de cotas. O prazo será de 21 a 25 de janeiro de 2011.
As provas serão aplicadas no dia 9 de janeiro, das 8h30 às 12h30. Serão 40 questões (20 de português e 20 de matemática).
Distribuição das vagas
Além dos dez campi em funcionamento, o IFMA vai iniciar as atividades de outras oito unidades, totalizando 18 campi com 4.910 vagas em todo o Maranhão. Juntas, as três unidades de São Luís (Monte Castelo, Centro Histórico e Maracanã) oferecem 1.270 vagas. O Campus Imperatriz dispõe de 480 vagas. Buriticupu, Timon e Pinheiro disponibilizaram 360 vagas cada. Zé Doca e Santa Inês ofertaram 320 vagas cada. Codó e São Raimundo das Mangabeiras criaram 240 vagas cada. Em Barra do Corda estão disponíveis 200 vagas. Bacabal e Alcântara oferecem 160 vagas cada. Barreirinhas e Caxias têm 120 vagas cada e São João dos Patos, outras 80.
Com informações da ASCOM/IFMA (Edição: Cícero Ferraz)

36 respostas em “IFMA OFERECE 4,9 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS

  1. Eu gostaria de ver a UMES mostrar trabalho era nessa hora… mobilizando grupos de estudos entre os estudantes para q obtivesse um maior números de classificados no seletivo do IFMA, q por sinal é uma escola federal de primeiro mundo.

    Curtir

  2. Mas infelizmente isso não acontece, a UMES tá muito longe de ser uma classe representativa dos estudantes, mas também com um presidente q escreve visita com “z”.

    Curtir

  3. Eu gostaria de ver a UMES mostrar trabalho era nessa hora… mobilizando grupos de estudos entre os estudantes para q obtivesse um maior números de classificados no seletivo do IFMA, q por sinal é uma escola federal de primeiro mundo.

    Curtir

  4. Mas infelizmente isso não acontece, a UMES tá muito longe de ser uma classe representativa dos estudantes, mas também com um presidente q escreve visita com “z”.

    Curtir

  5. Marcos Leite vejo q vc é um cara mais centrado e imparcial nas funções q exerce… por isso eu peço q vc se dedique nas eleições para escolha da direção da Umes, pois acredito q vc irá desempenhar um bom trabalho frente à Umes… Quando eu me refiro a mobilização e incentivo de formação de grupos de estudo entre os estudantes… eu estou dizendo q a Umes tem q mostrar a importância desses cursos técnicos e superiores para o futuro dos estudantes, pois a Sec de Educação já disponibilizou professores exclusivos para aqueles q se interessarem em fazer o seletivo do IFMA… Por esse e outros motivos Marcos espero q vc seja o presidente da Umes, pois esta certamente tem um papel importante nesse processo.

    Curtir

  6. Marcos Leite vejo q vc é um cara mais centrado e imparcial nas funções q exerce… por isso eu peço q vc se dedique nas eleições para escolha da direção da Umes, pois acredito q vc irá desempenhar um bom trabalho frente à Umes… Quando eu me refiro a mobilização e incentivo de formação de grupos de estudo entre os estudantes… eu estou dizendo q a Umes tem q mostrar a importância desses cursos técnicos e superiores para o futuro dos estudantes, pois a Sec de Educação já disponibilizou professores exclusivos para aqueles q se interessarem em fazer o seletivo do IFMA… Por esse e outros motivos Marcos espero q vc seja o presidente da Umes, pois esta certamente tem um papel importante nesse processo.

    Curtir

  7. Joãozinho pelo que sei vc está terminando o ensino médio,vc não acha que está passando da hora de estudar ortagrafia.Mais nunca é tarde para estudar, por isso te dou um conselho se vc quer passar no IFMA mergulhe em estudar ortografia.rsrssrsrsr

    Curtir

  8. ei desde quando alguém que não quer falar seu nome é viadinho?cuidado Joãozinho com o que vc diz.
    outra coisa medroso e viadinho são palavras sinônimas?
    rsrsrs
    tú é mesmo muito ruim de português.
    coitado do teu professor de Lingua Portuguesa.

    Curtir

  9. Joãozinho pelo que sei vc está terminando o ensino médio,vc não acha que está passando da hora de estudar ortagrafia.Mais nunca é tarde para estudar, por isso te dou um conselho se vc quer passar no IFMA mergulhe em estudar ortografia.rsrssrsrsr

    Curtir

  10. ei desde quando alguém que não quer falar seu nome é viadinho?cuidado Joãozinho com o que vc diz.outra coisa medroso e viadinho são palavras sinônimas? rsrsrstú é mesmo muito ruim de português.coitado do teu professor de Lingua Portuguesa.

    Curtir

  11. Caríssimo João Costa, Tenho acompanhado seu Blog e de todos outros blogueiros de Nunes, vejo que você tem um pouco de dificuldade para escrever. Trago uma dica pra você, seria o seguinte antes mesmo postar em seu blog, faça seu texto no Word. Sem dúvida o risco de erro vai diminuir muito nas suas frases.
    Importante que sua mensagem seja compreendida, a informação é direito de todos. Bom trabalho.
    Espero ter ajudado em alguma coisa, muitos sabem criticar, mas pouco se preocupam ajudar.
    Um forte abraço

    Curtir

  12. Caríssimo João Costa, Tenho acompanhado seu Blog e de todos outros blogueiros de Nunes, vejo que você tem um pouco de dificuldade para escrever. Trago uma dica pra você, seria o seguinte antes mesmo postar em seu blog, faça seu texto no Word. Sem dúvida o risco de erro vai diminuir muito nas suas frases. Importante que sua mensagem seja compreendida, a informação é direito de todos. Bom trabalho. Espero ter ajudado em alguma coisa, muitos sabem criticar, mas pouco se preocupam ajudar. Um forte abraço

    Curtir

  13. Agradeço ao anônimo pelo incentivo, mas peço que os senhores se acalme…

    Reconheço que é direito de vocês se expressarem, porém tem que ter respeito e principalmente responsabilidade!

    a Constituição nos permite expressarmos livremente, sendo que seja vedado o anonimato!!

    Boa tarde!!!

    Curtir

  14. Agradeço ao anônimo pelo incentivo, mas peço que os senhores se acalme…Reconheço que é direito de vocês se expressarem, porém tem que ter respeito e principalmente responsabilidade! a Constituição nos permite expressarmos livremente, sendo que seja vedado o anonimato!!Boa tarde!!!

    Curtir

  15. Lógico Joãozinho!!! q tu não te escrevestes no IFMA, pois acredito q nem teu nome no gabarito tu não ia saber escrever!!!

    Curtir

  16. Marcos vc tem razão q é necessário respeito nos comentários, mas quando existe o princípio da reciprocidade, e quando isso não acontece é um verdadeiro “toma lá da cá”.

    Curtir

  17. Lógico Joãozinho!!! q tu não te escrevestes no IFMA, pois acredito q nem teu nome no gabarito tu não ia saber escrever!!!

    Curtir

  18. Marcos vc tem razão q é necessário respeito nos comentários, mas quando existe o princípio da reciprocidade, e quando isso não acontece é um verdadeiro “toma lá da cá”.

    Curtir

  19. Joãozinho querido,vc gosta de chamr os outros de viado né?rapaz para um representante da juventude não sei não,mas acho bom vc rever seus comentários.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,mais o que se esperar de um jovem como vc,que só tem discurso,mas prática muito pouco.A prova é como se encontra a UMES hoje.

    Curtir

  20. Joãozinho querido,vc gosta de chamr os outros de viado né?rapaz para um representante da juventude não sei não,mas acho bom vc rever seus comentários.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,mais o que se esperar de um jovem como vc,que só tem discurso,mas prática muito pouco.A prova é como se encontra a UMES hoje.

    Curtir

  21. Joaozinho, esses caras que postam anônimo eucomparo com MERDA e seus sinônimos BOSTA, CÔCÔ e ETC…
    E estou com vc pro que der e vier, vc pode escrever errado,mais isso facilmente pode ser CORRIGIDO, agora essas porcarias que se encondem atrás do anonimato, tem O PIOR DOS MALES DA HUMANIDADE, A OMISSÃO, não fazem nada e criticam ainda quem tenta fazer…
    Eu sei detectar postagem anônima viu seus viadinhos… TÔ DE OLHO EM VCS !!!!

    Curtir

  22. Ora ,Ora seu Cleber tu so podia mesmo era apoiar o Joaozinho pois aqui, são os iguais que se atraem. Mas eu sei que vc tem raiva mesmo e porq ninguém da ouvidos a vocês, olha so desde que tempo vc vem infernizando a vida das pessoas e voces não conseguem conquistar aliados, as pessoas fogem de vocês porq sabem da vida pregressa de cada um. te acalma meu chapa, d bons exemplos. Qanto a joãozinho esse aí não e de nada, o coitado e um triste e mais triste mesmo são os alunos que deram o título de represetante para ele. Agora falando em IFMA, isso muito me interessa, estou estudando na escola, no reforço que a secretaria de educação ofereceu e em ksa, pois quero uma vaga em biocombustíveis.

    Curtir

  23. Joaozinho, esses caras que postam anônimo eucomparo com MERDA e seus sinônimos BOSTA, CÔCÔ e ETC…E estou com vc pro que der e vier, vc pode escrever errado,mais isso facilmente pode ser CORRIGIDO, agora essas porcarias que se encondem atrás do anonimato, tem O PIOR DOS MALES DA HUMANIDADE, A OMISSÃO, não fazem nada e criticam ainda quem tenta fazer…Eu sei detectar postagem anônima viu seus viadinhos… TÔ DE OLHO EM VCS !!!!

    Curtir

  24. Ora ,Ora seu Cleber tu so podia mesmo era apoiar o Joaozinho pois aqui, são os iguais que se atraem. Mas eu sei que vc tem raiva mesmo e porq ninguém da ouvidos a vocês, olha so desde que tempo vc vem infernizando a vida das pessoas e voces não conseguem conquistar aliados, as pessoas fogem de vocês porq sabem da vida pregressa de cada um. te acalma meu chapa, d bons exemplos. Qanto a joãozinho esse aí não e de nada, o coitado e um triste e mais triste mesmo são os alunos que deram o título de represetante para ele. Agora falando em IFMA, isso muito me interessa, estou estudando na escola, no reforço que a secretaria de educação ofereceu e em ksa, pois quero uma vaga em biocombustíveis.

    Curtir

  25. vocês já leram os comentários deste titulo, senão passa lá ler.

    VEM AI! O MELHOR E MAIS ANIMADO BLOCO DE CARNAVAL DE RUA DE NUNES FREIRE
    BLOCO PITCHUS 2011.

    Curtir

  26. vocês já leram os comentários deste titulo, senão passa lá ler. VEM AI! O MELHOR E MAIS ANIMADO BLOCO DE CARNAVAL DE RUA DE NUNES FREIREBLOCO PITCHUS 2011.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s